Cada vez mais, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho vem sendo discutida, parte disso pela obrigatoriedade imposta pela chamada Lei de Cotas (art. 93 da Lei nº 8.213/91) e subsequentes, mas também pelos ótimos resultados que a inclusão e diversidade têm gerado para as empresas.
Diante deste novo cenário, um assunto tem gerado muita discussão entre as pessoas com deficiência: “devo ou não me candidatar às vagas não exclusivas para PCDs”?
Essa discussão, muitas vezes, deve-se à ideia que pessoas com deficiência têm sempre desvantagem em relação às pessoas sem deficiência no trabalho, sendo menos produtivas ou com menor qualificação, o que é um mito! Essa informação errônea ainda pode existir devido à percepções ultrapassadas que hoje não encontram respaldo na realidade: além do potencial de cada um, a formação das pessoas com deficiência avança, segundo dados do IBGE, mais rapidamente do que da população geral e há cada vez mais adaptações para auxiliar os que, eventualmente, precisem de apoio na realização de atividades e na convivência.
É importante dizer que quando uma vaga deve ser preenchida por uma pessoa de perfil compatível, isto não significa que o(a) candidato(a) não possa ser uma PCD, mas sim que a pessoa contratada deve estar de acordo com o perfil que a empresa procura e apta a realizar as atividades indicadas. Uma deficiência que não interfira nas aptidões do(a) profissional para o cargo ou que possa ser compensada por adaptações não deve ser considerada como algo que prejudique a candidatura à determinada vaga.
Cada vez mais as empresas estão preocupadas em contratar pessoas com deficiência que, além de estarem motivadas, estejam alinhadas à cultura da organização e que tenham requisitos adequados para os perfis das vagas em aberto. Então, acreditamos que as PCDs podem sim se candidatar para as vagas não destinadas especificamente a esse público, pois o que está em pauta não é a deficiência do(a) candidato(a), mas sim a qualificação técnica/profissional e motivação frente aos desafios que a vaga propõe.
Pela convivência e tendo trabalhado recrutamento e seleção ao longo de anos, vivenciando diariamente a qualificação e capacidade em exercer as mais diversas funções de profissionais com deficiência, a PCD+ entende que todos que se acharem dentro do perfil, aptos a exercerem as atividades e estiverem interessados numa vaga, devem se inscrever; mesmo que esta vaga não seja destinada exclusivamente a PCDs. E claro que pode haver fatores de acessibilidade limitantes, pois em alguns casos as empresas não conseguem oferecer, naquele momento, um ambiente acessível e condições para que todos os tipos e níveis de deficiências possam conviver e exercer suas atividades sem maiores dificuldades, porém incentivamos todos aqueles que se achem aptos para certa vaga a se inscrever e deixar que o processo seletivo, que avalia fortemente formação e experiência profissional, tome o seu curso natural.
Conheça mais sobre o que a PCD+ pode fazer por profissionais com deficiência e empresas inclusivas em https://pcdmais.com.br/servicos.
Boa noite, prezados!
Estou procurando outra oportunidade melhor e agradeço desde já
Olá Gisele, tudo bem?
Confira nas nossas redes sociais as vagas que estão sendo trabalhadas e inscreva-se nas que achar que é uma boa candidata! E boa sorte nos processos seletivos!
At.,
Equipe PCD+
Eu quero vaga trabalhar eu sou pcd auditivo eu usou aparelho ouvindo
Olá Luís Felipe!
O mercado está começando a retomar a sua normalidade e esperamos que haja muitas oportunidades em breve. Fique atento às nossas publicações nas nossas redes sociais e também em sites de ofertas de vagas e se candidate nos processos que entenda ser um bom candidato.
Boa sorte!
At.,
Equipe PCD+
Boa tarde
Fiz uma cirugia de coração ,onde foi retirado duas válvulas aórtica e a mitral e coloquei as 2 prótese mecânica
Só considerado PcD?
Olá Cledson!
Sua condição não o caracteriza, automaticamente, como PCD para cotas trabalhistas. Segundo a Lei 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI):
Art 2°: § 1º A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará:
I – os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo;
II – os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais;
III – a limitação no desempenho de atividades; e
IV – a restrição de participação.
Sugerimos que leia nosso post sobre o assunto (https://pcdmais.com.br/quais-sao-os-criterios-para-enquadramento-como-pcd-na-norma-trabalhista/) e este material do Ministério do Trabalho (https://pcdmais.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Caracterização-das-deficiências-material-do-MT.pdf) e, se entender que sua condição implica em limitações suficientes para enquadramento, converse com seu/sua) médico/a para que ele/a verifique a sua condição e escreva o laudo que o caracterize, se for o caso, como PCD para cotas.
Atenciosamente,
Equipe PCD+
tenho que falar que sou pcd na entrevista ou contratação? Eu não falei e tenho Cid f71, estou tendo dificuldades, devo entrar em contato com a psicóloga da empresa?
Sou Pcd já trabalhei na parte atendimento
Olá Maria!
Então siga-nos no Facebook (https://www.facebook.com/pcdmais) e no LinkedIn (https://pt.linkedin.com/company/pcdmais), verifique as nossas vagas e inscreva-se!
Boa sorte nos processos seletivos!
Equipe PCD+
Meu nome é Marcelo viniccius Leal de Andrade eu tenho um câncer na cabeça e preciso muito de um emprego. Pois estou parado por mais de 10 anos mas a disposição para trabalhar é grande. Já trabalhei no bom preço por 5anos e trabalhei no Palmeiras advogado. Me ajudem em nome de JESUS. Eu moro em maranguape 1 paulista-PE.
Se me passar qualquer novidade para trabalhar ficarei muito feliz em nome de JESUS.
tenho que falar que sou pcd na entrevista ou contratação? Eu não falei e tenho Cid f71, estou tendo dificuldades, devo entrar em contato com a psicóloga da empresa?
Oioi!
Eu fui contratada em uma vaga não destinada para PCD, mas descobri que sou uma PCD. Gostaria de saber se isso pode fazer com que eu seja “desqualificada”, ou a empresa deveria me realocar? A vaga começa a ser destinada para PCD? Eu teria algum direito?