Dicas para recolocação no mercado de trabalho

Grande parte das pessoas, ao longo da sua carreira, estará em busca de recolocação no mercado. Esta situação deve ser encarada com naturalidade e, deste modo, estar preparado(a) é primordial. Infelizmente, temos visto muitos profissionais despreparados(as), se mostrando aquém de competir com outros(as) que se destacam para as melhores vagas.

Felizmente, a PCD+ está aqui para apoiá-lo(a) com excelentes dicas para ajudar você a disputar as melhores oportunidades de trabalho e tornar possível a realização da conquista de uma vaga desejada. Confira a seguir dicas importantes para o sucesso de seu processo de recolocação:

 

1) EMPREGABILIDADE é um termo usado para definir um conjunto de conhecimentos, tanto técnicos quanto comportamentais que são procurados pelo mercado de trabalho em um profissional. Muitos profissionais não possuem determinados requisitos, mas isso não os impede de se aperfeiçoarem através de cursos gratuitos (que hoje estão mais acessíveis), leitura de livros e artigos específicos para cada área ou especialidade. Sugerimos que sempre verifique as opções de cursos voltados à sua área de atuação para incluir em seu currículo e livros que possam ajudá-lo(a) a um melhor desenvolvimento comportamental e que também tragam novas perspectivas em relação às atividades que exerce ou pretende exercer.

 

2) CURRÍCULO – Diz um velho ditado que “a primeira impressão é a que fica”. Diariamente recebemos currículos que não se atentam para isso. São documentos de apresentação de um(a) profissional sem objetividade, sem zelo, incompletos de informação, com erros de digitação, gramática e ortografia, dentre outros fatores. Confira algumas dicas para você adequar o seu currículo:

  • LETRA – Há diversos tipos de fonte e tamanho de letras. Utilize uma letra adequada e de tamanho confortável para facilitar a leitura de quem lerá seu currículo. Não deixe fontes diferentes (em tamanho e tipo) quando estiver escrevendo informações similares – por exemplo, todos os textos de experiências profissionais devem estar com a mesma fonte, mesmo estando separados.
  • TABULAÇÃO – Coloque espaçamentos adequados entre linhas e parágrafos para deixar uma leitura confortável. Evite deixar espaços muito grandes sem necessidade (o/a leitor/a facilmente perceberá se isso for feito para tentar preencher a folha por falta de mais informações).
  • OBJETIVO – Não deixe de informar o seu objetivo profissional em um campo específico, logo após seus dados pessoais. Seja claro(a), informando não apenas uma área, mas também o(s) cargo(s) e a(s) área(s) pretendidas. Exemplo: “Assistente / Analista Administrativo e/ou Financeiro” ou somente o cargo que acredita ter o perfil e experiência.
  • QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL – Tenha um campo exclusivo para este tema, pois aqui é o local onde você faz o seu “Marketing Pessoal”. Informe um resumo de seu perfil profissional, incluindo suas qualificações, áreas de atuação e diferenciais. Tente fazer um texto de 3 a 5 linhas. Procure ser objetivo(a), claro(a) e relevante.
  • FORMAÇÃO, IDIOMAS, CURSOS E CERTIFICAÇÕES – Estes requisitos são diferenciais competitivos em um currículo. Você pode separar os campos “Formação” e “Idiomas” dos demais, mas quanto mais requisitos tiver, maior será o seu diferencial. Há claro destaque para aqueles que buscam conhecimento e possuem interesse em seu aperfeiçoamento profissional. Por outro lado, é bom evitar colocar cursos que não agreguem valor ao seu perfil, pois o(a) leitor(a) poderá achar que está incluindo apenas para “fazer volume” no CV.
  • EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL – neste tópico você informa as empresas em que trabalhou, sempre em ordem decrescente de tempo (da empresa mais atual para a mais antiga). Procure destacar os nomes das empresas em negrito, sublinhado ou fonte maior e, na mesma linha, informe o período de trabalho: mês/ano a mês/ano, deixando o nome da empresa ao lado esquerdo e as datas ao lado direito. Na linha abaixo, informe o seu último (ou atual) cargo na empresa e na outra linha abaixo, de forma objetiva e consistente, informe suas responsabilidades/atribuições. Para maior clareza, segue abaixo um exemplo para este campo:

                 Empresa Fictícia Ltda      –     Jan/18 a Mar/20

                 Assistente Financeiro

                 Responsabilidades: Faturamento de Notas Fiscais, controle de livro caixa…

  • INFORMAÇÃO PCD – Em vagas PCD, para que o candidato ganhe agilidade no processo, além do envio do laudo atualizado, é bom que inclua ao final do currículo informações como: o CID, tipo de deficiência (exemplo: Deficiente auditivo bilateral ou Deficiente visual monocular olho direito), eventuais limitações e se há a necessidade de adaptações. Se tiver dúvidas quanto aos critérios para inclusão PCD em cotas, você pode consultar nossa postagem sobre o assunto clicando aqui.
  • REVISÃO – como já mencionado, o CV é um documento de apresentação pessoal, então sugerimos que sempre seja revisado antes de enviar para uma vaga. Além do documento ter o seu conteúdo claro para o leitor, é muito importante que esteja escrito sem erros de digitação e concordância e sem partes incompletas ou confusa. Nos softwares / aplicativos de texto (como o Word), há ferramentas de revisão que podem ajudar a minimizar erros de ortografia e concordância. Além disso, leia o seu CV com atenção e, se possível, peça para uma outra pessoa de sua confiança ler cuidadosamente o documento para uma segunda checagem.

E não se esqueça de conferir nossas dicas de como deixar seu currículo mais atraente, clicando aqui.

 

3) REDES SOCIAIS E SITES DE EMPREGO – Hoje a tecnologia trabalha a favor do candidato e, em muitos casos, as informações estão disponíveis sem precisar sair de casa. Para o profissional, há diversas opções para se candidatar às vagas de emprego. Por exemplo, o site Vagas.com permite o cadastramento de CVs sem custo e, para profissionais PCDs, a Catho também permite cadastrar seu currículo sem custo. Estas duas plataformas permitem a inscrição, sem custos para os profissionais cadastrados, nas mais diversas vagas. O LinkedIn, que também é gratuito para cadastramento de perfis profissionais, é uma ferramenta das mais utilizadas por quem busca oportunidades de emprego e pelos recrutadores que oferecem vagas e buscam candidatos. Outra rede social que está com uma plataforma interna para divulgação de vagas é o Facebook, além da divulgação feita por meio de postagens comuns, com link para outros sites. Então, para que o candidato tenha acesso a um maior número de vagas, além de conferir oportunidades nos sites específicos de vagas como Vagas.com e Catho, sugerimos também passar a seguir as empresas no LinkedIn e no Facebook. Tanto no LinkedIn quanto no Facebook há uma área de “Grupos” específicos para profissionais PCDs e para empresas de recrutamento e seleção PCD.

 

4) ENTREVISTA – Tenha uma boa comunicação e transparência na entrevista, seja sincero, fale abertamente e na velocidade adequada respondendo as perguntas do(a) recrutador(a) e tenha em mente seus principais diferenciais, experiências e características que reflitam o seu perfil. Lembre-se que uma boa comunicação significa uma comunicação agradável, e não o falar em excesso, nem tampouco travar com a timidez, mas sim de forma natural como um bate-papo informal. Cada vez mais as entrevistas estão sendo realizadas de maneira remota, inclusive por vídeo. Por isto, recomendamos a leitura do nossa postagem sobre o tema, clicando aqui.

 

Enfim, o segredo para o sucesso em seu processo de recolocação profissional está também na atenção em apresentar o seu perfil da melhor forma e em ficar atento às vagas postadas nas redes sociais, além de se preparar bem para as entrevistas.

 

É PCD e está na dúvida se deve se candidatar a uma vaga que não é exclusiva para PCDs? Acabe com a dúvida lendo este nosso artigo aqui.

 

Não se esqueça de conferir no nosso site e nas nossas redes sociais (https://www.facebook.com/pcdmais e https://pt.linkedin.com/company/pcdmais) quais vagas estão disponíveis e que possam te interessar. A PCD+ deseja sucesso na sua trajetória!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao navegar neste site, você autoriza o uso de cookies.