Muitas organizações não estão preparadas para realizar adequadamente a inclusão de pessoas com deficiência, por não possuirem orientação e treinamento necessários para receberem e reterem estes profissionais.

Não basta apenas boa vontade, que é muito importante. É necessário bom entendimento dos aspectos e exigências técnicas de cada tipo de deficiência, saber como ter e manter ambientes físico e social ideais e até como se relacionar com estes profissionais. Outra situação importante é como conduzir processos de recrutamento e seleção e fazer o acompanhamento das pessoas.

Para isso, a PCD+ desenvolveu materiais para preparar gestores e equipes, além do departamento de RH, no desenvolvimento cultural, na sensibilização e no aprimoramento do ambiente para que se torne ideal para todos os profissionais, com ou sem deficiência.

Treinamento da liderança

Os líderes da organização, como responsáveis pelas suas relações sociais, técnicas e estruturais, precisam ter compreensão sobre inclusão de pessoas com deficiência, pois lideram e orientam gestores, transferindo conhecimento e cultura dentro da empresa.

Muitos líderes não sabem como conviver adequadamente com pessoas com deficiência, tratando-as de modo muito diferente das demais ou mesmo sem entender as suas peculiaridades, dificultando a performance destes profissionais e até mesmo o relacionamento dentro das equipes.

Neste treinamento, ministramos os aspectos técnicos, sociais, legais e mercadológicos, além das formas de inclusão, relacionamento e retenção dos talentos, capacitando líderes para repassar o aprendizado aos seus times, orientando a melhor forma de comunicação e integração com seus colegas com deficiência.

Treinamento de gestores imediatos

O gestor imediato tem papel fundamental no processo de inclusão, pois atua na manutenção e retenção deste profissional. Ainda que haja certo conhecimento comum sobre as capacidades de pessoas com deficiências, é muito importante que se compreenda a natureza de cada situação e o modo de tratar estas pessoas com suas peculiaridades, visando um melhor relacionamento e maior retenção dos talentos.

Entendendo isso, o gestor poderá ser mais justo em suas avaliações, permitir que a pessoa com deficiência possa realizar eventuais tratamentos e garantir oportunidades iguais e julgamentos imparciais para estes profissionais.

Este treinamento aborda conhecimentos e temas que capacitam gestores na forma de liderar, comunicar, integrar e se relacionar com pessoas com deficiência, promovendo um ambiente de trabalho produtivo, agradável e motivador para toda a equipe.

Palestras e workshops com equipes

Os colaboradores têm um papel fundamental na inclusão de pessoas com deficiência, pois conviverão mais tempo e mais diretamente com estes profissionais no dia a dia da organização.

Neste sentido é fundamental que cada um, dentro de suas atribuições e possibilidades, contribua para tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo e receptivo à pessoa com deficiência. Para isso, é importante conhecer o tema “deficiência” e suas peculiaridades de modo que seja possível estabelecer uma relação natural e harmoniosa com seus colegas com limitação física, sensorial ou intelectual.

Nossas palestras e workshops são ministrados por profissionais com deficiência que passaram por experiências e superações de obstáculos sociais e profissionais, permitindo a transmissão do seu conhecimento com autoridade para as organizações e seus colaboradores.

Treinamento para equipes de RH

O sucesso no processo de inclusão de pessoas com deficiência começa na escolha dos profissionais que irão integrar as equipes. Os profissionais responsáveis pelos processos seletivos devem possuir conhecimento adequado e estar preparados para contratar pessoas com deficiência. Além da experiência e capacitação de cada profissional, é necessário entender as exigências físicas da função e as condições a estarem no local de trabalho, conforme cada tipo de deficiência. Se isso não ocorrer, pode ser exigido e selecionado um perfil de candidato inapropriado, o que inviabiliza a contratação ou a torna ineficiente e frustrante.

Nossos treinamentos esclarecem dúvidas e trazem informações sobre papel do RH no processo de inclusão e admissão das pessoas com deficiência, abordando temas como capacidade técnica e física destes profissionais, técnicas de recrutamento e seleção, legislação sobre inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Conheça nossos programas de capacitação e desenvolvimento para sua organização ser mais eficiente na atração e retenção de talentos com deficiência